sábado, 28 de janeiro de 2012

“ai vc acha q a t3i é legal? rsrs”

Obs: esse texto está super simplificado pra quem não é da área entender, ok?

Bom, todo mundo quase já sabe que eu tenho todo um hobby maníaco por esmaltes, conheço toda uma galera também viciada, etcs, etcs. Mas não é beem disso que eu vou falar.

Ultimamente eu tô vendo um mooonte de meninas vindo perguntar pra mim (que sou fotógrafa) e pelos fóruns, flickrs e afins também qual a melhor câmera semi-profissional pra comprar, e que quer uma que troque de lentes, e quer uma canon ou nikon e etcs. Mano, não é assim.

Gente, entendam uma coisa. Não é a câmera que faz a foto.

voce-voce-voce-voce… quer?

Uma câmera de lente intercambiável NÃO FUNCIONA pra quem não conhece fotografia. E eu não falo que é saber o que é fotometria (o que eu às vezes já acho muito pra vocês que não são da área), mas sim entender as variáveis de ISO, obturador e diafragma; quais os efeitos que cada valor de cada coisa implica na foto, etcs. Essas câmeras não são feitas pra você brincar de loteria apertando todos os botões até sair a foto correta. É preciso CONHECER e SABER o que se está fazendo.

Todo mundo quer tirar fotos boas de seus esmaltes, não é? Então, saibam que com uma câmera de lente intercambiável isso fica DIFÍCIL se você não SOUBER TIRAR FOTOS. Em primeiro lugar, vocês teriam que comprar além da câmera uma lente que consiga fazer macro, que custa de 400 reais (uma 50mm super simples) a 2 mil reais (uma 100mm macro). Com a lente que vem no kit dessas mais simples semi não dá, geralmente vem uma 18-55 que é triste pra fazer qualquer coisa bonita em macro que valha a pena. Até dá pra tentar, mas tem que SABER FOTOGRAFAR.

Segundo, não adianta achar que comprando uma lente OH faz diferença se vocês não souberem USAR a máquina. Você sabe pra que serve EV? Tem EV na sua câmera atual, com certeza. Pode ir lá pegá-la e fuçar, você vai achar. Se você nunca usou isso, imagine que uma câmera “mais profissional” tem centenas de outras funções tipo essa que você nem entende por onde começa.

Outra coisa é: essas câmeras são pesadas, com a lente fica mais pesado ainda, e tem um detalhe. Imagino que a maior parte das vezes, com sua câmera simples, você vai lá, coloca a câmera pertinho da unha e tira a foto, certo? Pois é, saiba que essas lentes externas exigem uma distância de foco mínimo de aproximadamente 50cm (na 50mm de 400 reais). Ou seja, da ponta da lente até a sua unha vai ter que rolar meio metro de distância pra você ter FOCO. Você pode até ter um braço grande, mas é aquilo: é um conjunto pesado, você pode derrubar e com certeza não vai ter saco de ficar segurando tanto tempo até conseguir acertar a foto na base da loteria. Ou seja, se ainda quiser embarcar nessa onda, acrescente o valor de um tripé (e não adianta comprar aqueles de 30 reais transparentes fininhos, sua câmera vai cair. pode juntar pelo menos mais 80 reais de um super marromeno).

Agora, pense: digamos que sim, você comprou tudo isso, é rhyca e mandou eu me foder, beleza. No que mais você vai usar esse trambolho todo? Se você quiser viajar, acrescente uma bolsa resistente ($$), e além disso um namorado pra carregar a carga (ou tenha muque pra isso!). Se você for pra praia, pode ir comprando um filtro muito bom pra sua lente senão a maresia e areia podem lentamente corroer o vidro, e com poucos anos ela fica com pontinhos que a estragam.

Sair no shopping com esta bagaça pode até ser engraçado, não dá status tirar um tijolão preto da bolsa, amigue, sem contar que chama a atenção dos ladrões por aí. E outra, ambientes fechados são escuros, e suas fotos sairão ruins. Pra tirar fotos dentro de ambientes escuros, ou você tem uma câmera melhor (sim, dentro das semi tem as melhore$), ou então uma lente melhor. Ou um flash, mas se você nem manja da câmera, o flash é todo um outro universo complexo.

Ou então assume o granulado ruim que vai acontecer, mas saiba que todas as suas colegues com suas câmerazinhas compactas vão tirar fotos melhores.

A SOLUÇÃO

Bom, depois de chutar tudo e meter voadora em geral, eu digo: HÁ SOLUÇÃO.

Não compre uma semi-profissional intercambiável.

Compre uma prosumer ultra-zoom.

panasonic_fz150-522x400

Vamos explicar: todo mundo acha mágico lente e câmera da canon e etcs, mas saibam que pra vocês que querem essa magia toda existe um outro tipo de câmera que resolve os esmaltes, a foto do natal, a foto da praia, tudo isso sem desespero. Essas câmeras são voltadas para um público que quer ter a maior possibilidade de variedade no tipo das fotos em uma qualidade semelhante às lentes intercambiáveis, mas sem precisar delas.

São câmeras menores – mas ainda assim gordinhas, que tem lentes fixas com um range enorme. Traduzindo: em uma lente apenas elas juntam uma lente grande angular, uma normal e uma mega tele. Você pode tirar fotos bem abertas, bem de perto ou em um mega zoom. E outra: fazem macro muitíssimo bem, a distância mínima do foco já chegou a 0 (ou seja, pode colar a unha na lente que faz foco) e dá aquela desfocadinha amiga que todo mundo acha mágico no fundo. Tudo bem, elas podem sofrer um pouquinho em ambientes mais escuros, mas com o uso do próprio flash e com o programa interno do processamento da imagem elas ficam como uma compacta normal (ou até melhorzinhas).

PanaF150_covage_wide PanaF150_covage_tele

(de um lado, o mega ângulo aberto, do outro, o super zoom. SIM É A MESMA CENA. fotos daqui)

Essas câmeras também tem o modo “manual”, em que todas as funções dela ficam em suas mãos assim como numa câmera semi-profissional. Eu sou a favor de, depois que você se acostumou com ela, só use esse modo. É a melhor maneira de aprender e entender o que acontece.

Exemplo: tente fazer isso, tire a foto no modo macro da câmera e, depois, tente repetir a mesma foto no modo manual. Só com isso você já vai começar a entender o básico das relações de iso, obturador e diafragma que eu tinha falado lá em cima. Com o tempo você vai começar a entender fotografia sem ter gastado um trilhão de reais à toa, e se daí você ver que precisa de mais, que a câmera não dá conta das suas vontades fotográficas… SÓ ENTÃO COMPRE UMA SEMI-PROFISSIONAL.

Mas eu duvido que vocês precisem mais que isso, sério.

Ainda mais porque tem as ultra-zoom da Panasonic (FZ150, a mais recente e o modelo que eu sempre vou sugerir pq ela é a tataraneta da minha primeira câmera) que utilizam a melhor lente do mundo: LEICA (e é sério, falo como fotógrafa que meu sonho de consumo é ter uma lente dessas, desde SEMPRE é unanimidade a qualidade das lentes Leica). E custa, inteirinha, todinha, completinha… por volta de 2 mil reais, que é APENAS o preço da LENTE macro pra semi-profissional.

Agora, me diga: POR QUE VOCÊ NÃO COMPRA ESSA MÁQUINA E QUER UMA PORCARIA DE UMA T3i, QUE NUM DÁ PRA FAZER NADA QUE VOCÊ QUER E VAI TE COMER OS DINHEIROS??????????

SÉRIO??!???!?

AF.

(Anexo: imagens feitas com uma Panasonic FZ150.
http://flic.kr/p/bfyUAk = desfocadinho
http://flic.kr/p/bjeDJ4 = cena super aberta
http://flic.kr/p/bgQNYk = fotinho indie/tumblr detected
http://flic.kr/p/bfomwB = +1 cena super aberta
http://flic.kr/p/bfDH1R = macro de bicho voando
http://flic.kr/p/bdQbsv = macro de planta
http://flic.kr/p/bevkGv = +1 macro de planta)
oras.