segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Doctor Who… what? No, when. -q

Gente.

tumblr_lc1wlh0H0a1qc9t6io1_500

Quando eu resolvi que ia assistir Doctor Who… na verdade eu não “decidi” assim, de caso pensado e totalmente planejado. Eu simplesmente abri a conta que eu resovi ter no Netflix e vi que as três… primeiras(?) temporadas da série estavam disponíveis. E como é uma série que um monte de gente sempre fala, que está há décadas sendo feita e refeita, e né, é motivo de piada em Community… por que não ver?

A verdade é que eu já queria assistir Doctor Who desde 2006, acho, nos idos em que as pessoas baixavam tudo em .rmvb pelo IsLife e achavam lindo (resgatei, hein?). Mas na época eu achava muita coisa acompanhar Lost, House e Two and a Half Men (só olha a diferença da minha vida agora no orangotag), então fui deixando de lado. Por que, né? Mas sempre achei que podia ser uma série legal de se acompanhar.

Tá certo que, por enquanto, não estou achando Doctor Who essa coisa genial toda não. É legal? É. Digna? Olha… tem seus lados. Mas é aquilo, é uma produção britânica para TV, vai ser estranho. Eu estava preparada para o estranho. Para o nonsense. Para o humor britânico que tão clichemente (existe esta palavra?) é dito “para poucos”. O negócio é que eu não imaginava que ia ser tão, tão kitsch.

A produção é tão, mas tão ruim que fica boa. É tudo tão B, tão tosco, tão mal feito que dá um charme, sabe? São coisas de papelão, isopor, efeitos especiais no nível de duas, três décadas atrás. Eu poderia bancar a espertalhona e dizer que não, nada disso importa porque o roteiro é fenomenal e a construção dos personagens bla bla bla…

De verdade, o roteiro é ótimo. O texto é muito bom, tudo se amarra, mas é aquilo – não é genial. É bom, é britânico, etc. O que funciona é que essa tosquice da produção consegue se amarrar com o texto, com as atuações, com a temática… tudo colabora pra ficar cool – e não num sentido hipster da coisa (talvez um pouquinho). É legalzinho mesmo. Você embarca junto do dóctah nas viagenzinhas na maionese e de repente tá lá, torcendo pros aliens que soltam pum explodirem quando jogarem picles em conserva na cara deles.

No fundo, não tem MESMO outra palavra que defina esta série. Kitsch é kitsch. É B, mas é bom. Não é tosco de ruim, é tosco de ruim que fica bom. E isso que eu nem passei da primeira temporada – e nem vi os tão famosos episódios de natal.

Só acho uma pena que o Christopher Eccleston tenha durado apenas uma temporada (e pelo que eu li, foi com muito bababo e confusão que ele caiu fora hein, triste). mimimimimi.

Espero que os outros dóctahs sejam igualmente dignos.

4 comentários:

Ágora disse...

Só pra esclarecer: aqui é o Sam XD

Minha opinião sobre a primeira temporada é mais ou menos essa. De fato, tudo é bem tosco e essa tosquice cai como uma luva ao ar despretensioso e amalucado da série. Tanto é que eu não gosto do visual mais moderno da quinta e da sexta temporadas.

Doctor Who é um seriado que consegue articular muito bem seus elementos e sua extensa mitologia, que sabe brincar com quase tudo e tem o dom de se regenerar assim como seu personagem principal.

Continue assistindo que você não vai se arrepender. O próximo Doctah, o do Tennnant é sensacional. No começo rola uma rejeição, mas em pouco tempo ele já te conquista. Já o do Matt Smith demorou uma temporada pra se ajustar (ao meu ver), mas é muito divertido!

Como diz o Doctor: Allons-y!

Tatah B. disse...

Hm.... Capaz então de eu ter problemas com as temporadas recentes. Achei a graça toda da coisa ser BEM B heheheh
Quanto ao próximo doctáh, eu já acho ele simpático pelas fotos, mas bem mais infantil que o doctáh do eccleston. Não sei, não sei. Só assistindo pra ter certeza heheh.

Paulo Fabian disse...

Queria ter passado da primeira temporada para te dizer mais. Opa, não desisti por ser ruim não, apenas não tava afim de deixar de lado maratonas de outras séries.

De qualquer forma o equilíbrio estre a tosquice e bom texto vale a viagem, mesmo que aparentemente seja algo para não se levar a sério.

Tatah disse...

Pior que eu também dei uma pausa pra acompanhar outras séries, tsc. Mas voltarei, certeza :B