sábado, 3 de dezembro de 2011

Community - Foosball and Nocturnal Vigilantism (3x09)

Vou confessar algo a vocês: no episódio anterior a este, o Documentary Filmmaking: Redux, logo que eu apertei o play uma tímida micro-gota de lágrima ousou tentar escorrer pelas minhas bochechas. Motivo: disfunção emocional? Possível. TPM? Provável. Mas com certeza tinha a ver com o fato de ser o antepenúltimo episódio antes da pausa sem previsão de volta que a NBC declarou para a série. Uma tristeza só.

Desta vez nenhuma lágrima ousou tentar praticar bungee jump na minha cara, e o episódio foi igualmente ótimo. Totalmente redondinho, engraçado, fofo e digno. O epi teve duas tramas com cinco personagens: Shirley e Jeff na suposta trama principal sobre o trauma do pebolim; e Abed, Troy e Annie com o que eu acho a verdadeira história protagonista, o DVD do Batman (edição de colecionador) que a Annie quebrou sem querer. No fundo, nas duas histórias os personagens precisam se voltar aos seus “lados obscuros” – mas não tanto assim – para resolver a trama.

Há tanta coisa genial nesse episódio que fica difícil saber por onde começar. Eu, que sou igual ao Abed quando se trata do bátima (ok, não tenho a fantasia), achei essa parte toda muito linda. A hora que a Annie pisa no DVD, eu fiz exatamente a mesma cara que o Troy faz quando vê o que ela fez. Quem não faria?? Gente, é o bátima, é um steelbook, é de colecionador, e teoricamente tem até o Christian Bale falando especialmente com você nos comentários!!!… me contorci toda, nem nego.

dvd

Aqui, Abed assume o “literal” lado das trevas, Annie deixa de lado a doçura e faz de tudo para escapar da culpa e Troy, de certa maneira, trai o amigo ao não contar o que realmente aconteceu. No fim, é claro que tudo dá certo, todos se entedem e o conflito termina fofíssimamente. A zoação com o filme na verdade se repete, é só lembrar do primeiro episódio de halloween lá na primeira temporada. Mas Annie tentando fazer a voz forçada do Bale como bátima… Abed vestindo novamente a fantasia e assumindo ainda mais o personagem… E a hora que ele vai descer pelo gancho? Eu nem tenho palavras pra descrever a cena. Quando Community resolve “homenagear” alguma coisa, eles fazem direito – eu digo mais, ele fazem perfeitamente. Até quem odeia os filmes e o personagem vai achar ótimo.

abetman

A parte do pebolim, pra mim, foi menos empolgante – mas fica difícil competindo com o cavaleiro das trevas. Quando a Shirley demonstra que é ótima no jogo, deixando o Jeff de queixo caído, e ainda sai dizendo “You don’t know me!”, só lembrei de uma entrevista que eu li com o Dan Harmon em que ele assumia na época que não sabia quem exatamente era a Shirley. Pra ele, era apenas uma mulher negra com uma bolsa grande. E qual a melhor maneira de se descobrir quem uma pessoa “realmente é” se não pelo seu lado negro? E, no caso do Jeff, que já vive neste lado mais obscuro, que tal mostrar a fragilidade da pose toda com sua origem?

Apesar de ser forçado colocar Jeff e Shirley nessa vibe Lost “nós nos encontramos no passado, nossas vidas se cruzam, o que importa são as pessoas”, não consigo mensurar a maestria com que foi colocada a piada do anime. Eu não sou fã do gênero, mas acreditem, conheço muitos deles e aqueles poucos frames captaram toda a essência da coisa. Animes geralmente usam coisas ~bobinhas~ como, por exemplo, um jogo de cartas ou bichinhos fofos (Yu-Gi-Oh e Pokémon, só pra falar os mais óbvios aqui) para gerar um conflito que cresça a níveis exorbitantes e espelhe o exagero máximo do caráter emocional dos personagens. Transferir a cena do “acerto de contas” entre Shirley e Jeff na mesa do pebolim para os traços do anime (e até surgiu um bichinho “fofo” ali no meio da cena!), é fazer a piada e usar do recurso, tudo muito perfeitamente.

bichinho

Sem contar as piadas com estrangeiros x estado-unidenses, futebol e torcedores “europeus”, o fato da história do dvd do Batman com os comentários já ter aparecido em episódios anteriores (o Abed cita isso vagamente há alguns episódios, talvez até na temporada passada, não lembro bem), as piadas que colocaram Britta e Pierce na história (fraquinhas, mas ainda assim estavam lá), o policial que é o mesmo do episódio Conspiracy Theories and Interior Design que relembra o caso do episódio, enfim. Um episódio redondinho, muito bem feito e devidamente engraçado.

E claro, o final.

Leonard é um caso à parte. Só leiam a mensagem final do vídeo dele.

leonard likes pizza
clica que aumenta!

 

E tem gente que não assiste Community.

Um comentário:

juliana tripode disse...

oi, comecei ver a série por sua causa heheeh e gostei ai fico sabendo que vai ter pausa que coisa agora fiquei curiosa para ver esse ep, vou ver até fim....hehe beijosss