quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cartier-Bresson devia ser forever alone

henry cartier-bresson

Hoje eu estava pensando que amanhã, não importa o que aconteça, chuva-sol-neve-tempestade-apocalipse zumbi, eu vou sair e fotografar um pouquinho de “cotidiano”; talvez continuar dois projetos random que eu tô fazendo esporadicamente e tal. Obviamente pensei, oh, vou fazer uma chamada, ver se alguém me acompanha!

Pois é, mas daí eu repensei. Sabe que eu prefiro fotografar sozinha? Pode ser costume da foreveralonisse, mas sinceramente me sinto mais livre ao sair sem ninguém pra fotografar gente random na rua (de dia. em lugares movimentados. hehe).

Quando tem outra (ou outras) pessoa(s) junto, fica estranho. Primeiro, todo mundo tem um olhar diferente, então vai todo mundo pra cada lado. Segundo, é quase autista: todo mundo se reune, mas, no fim, fica todo mundo fechado no seu mundinho atrás da lente. Terceiro: PESSOAS BOCÓS.

Porque sempre tem um idiota que não se aguenta. O cara não tem imaginação nenhuma, e fica passando o radar em todos os que estão fotografando. Se ele vê alguém em uma pose aleatória, vai lá e tenta repetir a mesma fucking foto. Pior ainda se você sair somente com esta pessoa (ou até pessoas), e daí fica aquela tensão de tentar tirar a foto escondido – ou então ver o bocó repetindo a sua foto sem poder falar nada.

Porque ai de você se criar bafão. COMO ASSIIMM POR ACASOO VC PATENTEEOOUU A PAISAAGEEMM?? COMO ASSIIMM POR ACASO A IDÉIA DESSA FOTO SÓ PODE TER SIDO SUAA?? COMO ASSIMMM MENTES GENIAIS PENSAM IGUAAALL

Argh.

henry cartier-bresson 2E o cara que se acha o artista? São os hipsters do tumblr. O cara fica tirando foto de postes, calçada suja, do próprio pé, de folhinhas. Claro, tem foto que fica boa, mas o problema é: WHY???? As pessoas só fotografam isso hoje porque se tornou ~~bonito~~ fotografar o que é pra ser ~~feio~~. Amigo, pode até ser, mas vê se arranja um discurso melhor pra isso. Fotos bonitas de coisas sujas qualquer um faz, mas fotos bonitas COM CONTEÚDO, ahh. Não tem tumblr que resolva.

Sem contar os truques da pós. O infeliz sai, tira foto de qualquer jeito, fica com o dedo travado no disparador, volta pra casa com 2000 fotos em 1h da caminhada e daí escolhe uma e JOGA UM ACTION ~RETRÔ~ NO PHOTOSHOP. É o mesmo problema do instagram: o cara tira foto de qualquer coisa, QUALQUER COISA, mas só porque tem o efeitinho meio lomo, pronto. Estamos diante de uma obra de arte.

É claro que pra tudo isso tem exceção. Tem gente que é legal sair pra fotografar, porque tem fotos que funcionam se tiver uma ajudinha de alguém (strobist ftw!), ou também às vezes você faz a foto da sua vida, mostra pro seu colega e ele abre seus olhos te impedindo de virar um hipster do tumblr.

Mas em suma, não.

2177131515516

Medexa sozinha cos meus home e água na rua.

Nenhum comentário: